SAIU O RESULTADO DA MOSTRA DAS ESCOLAS

Sete meses depois do início oficial dos trabalhos da Mostra das Escolas – que se deu em 12 de maio com a inauguração do blog das escolas com todas as informações para participação e o chamado aos professores da área – chegou a hora da escolha dos trabalhos que irão para a 12ª Quadrienal de Praga, em junho de 2011.

 

Durante o segundo semestre de 2010, 12 escolas trabalharam o conceito proposto pela curadoria e desenvolveram os trabalhos enviados. Foram 50 trabalhos, vindos das escolas: SP Escola de Teatro, Universidade de Brasília, Universidade de São Paulo, Oficina de Cenografia Lu Grecco – SP, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Teatro Catarse, Espaço Cenográfico, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e INDAC Escola de Atores.

Os jurados, com seus amuletos da sorte, concentram-se nas leituras dos conceitos dos trabalhos apresentados.

Na última edição da Quadrienal, com coordenação geral da Mostra das Escolas da Profª Drª. Lídia Kosovski, também foram 50 os projetos inscritos e expostos ao público na Mostra de Cenografia e Figurinos realizada na Funarte do Rio de Janeiro, em março de 2007. Porém, nessa edição para 2011, conseguiu-se quase duplicar o número de escolas participantes (de sete para 12). Com sete escolas a mais, sentiu-se a falta de duas universidades federais que estiveram na edição anterior, a do Rio de Janeiro (UFRJ) e a do Paraná (UFPR).

Novamente com a curadoria geral de Antonio Grassi – desta vez convidado pela ABrIC/OISTATBr, representante brasileira junto à Quadrienal de Praga – trinta projetos foram selecionados pelo comitê convocado pelo curador adjunto da Mostra das Escolas, Prof. Dr. Fausto Viana, da USP. Os cinco jurados foram Maria Cecília Loschiavo (FAU-USP), Sato (Casa da Lapa), Aby Cohen (curadora adjunta da Mostra Nacional), Adriana Vaz Ramos (PUC, SP Escola de Teatro) e o voto público. A secretaria de mesa e documentação do processo seletivo foi feita por Rosane Muniz, da equipe curatorial adjunta e coordenadora de comunicação do Brasil na PQ’11.

Às 15h do dia 10 de dezembro de 2010, no Saguão do Teatro Laboratório da ECA USP, os jurados se encontraram para analisar os trabalhos inscritos. Após uma reunião com o Prof. Fausto Viana, quando o regulamento e o conceito proposto foram relembrados e explicados, os jurados se dividiram.

“Artistas múltiplos: fronteiras de linguagem e espaço cênico”

 

“(…) Acima de tudo ,é um processo pedagógico, de aprendizagem!” 

 

 

Após 3 horas avaliando cada uma das propostas, a equipe foi para a sala 3 da ECA USP e, a portas abertas, cada um dos jurados expôs seus preferidos, que iam sendo anotados e colocados na lousa.

Cada trabalho foi avaliado e discutido pela equipe, enquanto a votação presencial e pela internet do público era contabilizada. Os 30 mais votados pelo público também foram para a lousa e contabilizados como um voto.

 

Às 21h30, depois de 3h30 de reunião, o resultado final foi oficializado e divulgado no blog da Mostra das Escolas no dia seguinte: veja aqui.

Nota | Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para SAIU O RESULTADO DA MOSTRA DAS ESCOLAS

  1. Pingback: Os números de 2010 | Quadrienal de Praga 2011: Espaço e Design Cênico

  2. Pingback: Os números de 2010 – PQ11

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s