Figurinos Radicais

Clique aqui e veja o PDF com a apresentação dos trajes brasileiros que compoem a exposição Figurinos Radicais.

O Projeto Figurinos Radicais é um projeto especial, que acontece pela primeira vez na PQ e abre um espaço diferenciado para os figurinos nesta Quadrienal. Cada país pôde enviar até cinco trajes para concorrer às 30  vagas da exposição internacional.

Como parte da Mostra competitiva Nacional da Quadrienal de Praga 2011: Espaço e Design Cênico o projeto Figurinos Radicais (Extreme Costume) será uma exposição especial de trajes, vídeos e fotos, assim como apresentações e discussões.

O projeto vai, pela primeira vez, criar espaço para que trajes de encenações sejam retirados de seu contexto original e sejam olhados em “close up“ como uma arte autônoma com qualidades individuais. Os projetos apresentados vão incluir trabalhos de teatro bem como outros trabalhos artísticos para performance (por exemplo, arte visual ou midiática), usados no teatro como parte dos componentes da performance e nas artes visuais como objetos, elementos de ação ou ambientação. Apenas projetos criados para apresentações ao vivo serão apresentados; originalmente “habitados“ por ser humano ou boneco.

Neste projeto especial, o material propriamente dito será encarado como meio, não só com o objetivo de apresentar os mais inovadores materiais, mas também seu uso e significado no âmbito da encenação. Assim, enquanto a exposição oferecerá um espaço bem concebido e iluminação especial para que os costumes individualmente possam “falar por eles mesmos”, os curadores nacionais também foram encorajados pela PQ a fornecerem fotos adicionais, vídeos, material escrito e de áudio para ajudar a “contar a história” dos trajes individuais dentro do recorte temático da exposição.

Os materiais radicais e o uso dos materiais dos trajes devem contar novas histórias sobre figurino e sua função na encenação ao vivo. Os materiais podem incluir qualquer um além dos tradicionais tecidos, como fibras nano ou papel biodegradável, bem como metais especiais, plástico ou mesmo a luz como figurino. “Radical (Extreme)” quer dizer: diferente, outro, fora do comum, ousado, inesperado, surpreendente, preciso, cósmico, virtual, intocável, degradável, brilhante, dolorido, doloroso, voador, extravagante, detestável, nojento, deformado etc.

Os curadores nacionais estão convidados a propor projetos de design de figurino e artistas para a curadora do projeto da PQ, Simona Rybakova. A escolha foi bem seletiva já que o espaço permite apenas 30 trajes. Cada país pode propor até cinco trajes e os projetos não podiam ter mais de seis anos (2005 a 2010).

Figurinos Radicais – Exposição Brasil

O Brasil teve 4 trajes escolhidos (todos em vídeo e 2 também presencialmente) e será o país com maior participação na Mostra. A exposição será montada pela curadoria internacional. Cada país terá uma tela LCD para apresentar os vídeos dos trajes escolhidos, além de manequins pretos, sem cabeça, para a exposição do traje presencial.

Mais informações

Os projetos não selecionados para o projeto Figurinos Radicais (Extreme Costume) poderão ser apresentados pelos curadores nacionais na mostra dos países, desde que de acordo com a temática proposta por esta Mostra. A área de figurinos também estará em outras seções da Quadrienal, tais como a Mostra Nacional e a Mostra das Escolas.

Quem se inscreveu: projetos criados para apresentações ao vivo, em teatro ou outras artes, originalmente “habitados“ por ser humano ou boneco, realizados entre 2005 e 2010, e que estejam dentro da proposta explicada acima.

Data máxima para recebimento dos trabalhos: 20 de junho de 2010 (Prazo prorrogado até 23/06, às 18h)
Resposta da curadoria nacional: 30 de junho de 2010
Resposta da curadoria da PQ: 30 de setembro de 2010
Abertura da exposição: 16 a 26 de junho de 2011
Seleção dos melhores trabalhos: A coordenadora do projeto Figurinos Radicais, Rosane Muniz, fez a organização dos trabalhos que se inserem na proposta apresentada e o comitê curatorial do Projeto – composto por Antonio Grassi (curador nacional), Rosane Muniz (coordenadora do Projeto), Aby Cohen e Ronald Teixeira (curadores da Mostra Nacional), Fausto Viana e Adriana Vaz Ramos (curadores da Mostra das Escolas) – reuniu-se no dia 26 de junho para avaliação dos trabalhos e seleção dos enviados à Praga (cinco nomes, seis trabalhos).

A curadora do projeto da PQ, Simona Rybakova, e sua equipe fizeram a escolha dos trabalhos enviados.

Onde? O projeto Figurinos Radicais (Extreme Costume) acontecerá no Exhibition Hall H (Espaço ArtMinus Cinema) no Palácio Veletrzni. Fotos estão disponíveis em  http://www.pq.cz/en/veletrzni-palace.html.

Curador: Antonio Grassi

Curadora Adjunta: Rosane Muniz (ABrIC/OISTATBr)

Assistente de pesquisa: Beatriz Luz Dupin

2 respostas para Figurinos Radicais

  1. Pingback: Inscrições abertas!! | Quadrienal de Praga 2011: Espaço e Design Cênico

  2. Pingback: Os números de 2010 | Quadrienal de Praga 2011: Espaço e Design Cênico

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s