Mostra de Arquitetura

A Mostra de Arquitetura é uma das Mostras competitivas da Quadrienal de Praga e tem como intuito demonstrar a condição contemporânea de cada país em relação à criação de espaços para a expressão cultural das perfomances em geral. A curadora internacional da exposição é a arquiteta neo-zelandesa Dorita Hannah*.

O projeto de Arquitetura Now / Next apresentará a arquitetura teatral hoje e o que ela pode ser no futuro, levando para Praga exposições de mais de 30 países, apresentações em vídeo, um laboratório aberto, palestras, painéis e apresentações. “Quero provocar Arquitetos, ‘fazedores de teatro’ e o público para repensar o potencial do espaço da performance no novo século. O espaço da atuação é novo, encontrado, reciclado, velho, fresco, seguro, perigoso? É dentro, fora, tradicional, radical? É um prédio construído propositalmente para a encenação, descoberto, um mundo virtual, ou simplesmente qualquer espaço criativamente usado para a performance?”, pergunta Dorita Hannah.

*Dorita Hannah Como arquiteta e cenógrafa, seu foco é na interseção entre espaço e performance. Isso a permite atuar em uma área interdisciplinar em vários projetos e pesquisas, desde o “design para a performance” até construções, exposições, moda e instalações. Atuou como designer em muitos projetos internacionais, incluindo o “Heart of PQ” (Coração da PQ, na Quadrienal de 2003). Ministra workshops no seu país e também Reino Unido, Bélgica etc. Dorita é muito interessada em como colocamos as tecnologias contemporâneas nas práticas e apresentações de cena.

 

Tema da Mostra de Arquitetura – Exposição Brasil

Teatro Oficina + Universidade Popular + Oficina de Floresta + Teatro de Estádio

Curta descrição

O projeto da exposição abordará dois importantes momentos da arquitetura do Teatro do Grupo Oficina Usyna Usona: a criação de Lina Bo Bardi e Edson Elito, em 1984; e a do arquiteto João Batista Martinez Corrêa (com co-autoria de Beatriz Pimenta Corrêa), em 2004 – ainda em processo.

Panorâmica do Teatro Oficina – projeto de Lina Bo Bardi e Edson Elito

 

Vista aérea do projeto de João Batista Martinez Corrêa (JBMC arquitetura & urbanismo) para o Teatro Estádio Universidade Popular

 

 

Curador: Antonio Grassi

Curadoria adjunta: Carmine D’Amore, Claudia Azeredo (ABrIC/OISTATBr)

Assistente de Arquitetura: Julia De Francesco

Uma resposta para Mostra de Arquitetura

  1. Pingback: Novidades!!! | Quadrienal de Praga 2011: Espaço e Design Cênico

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s