Scenofest

A Scenofest é um projeto educacional organizado pela OISTAT e pela Quadrienal de Praga. O objetivo principal do projeto SCENOFEST é criar uma oportunidade para estudantes e jovens artistas de todo o mundo se encontrarem e trocarem ideias entre si, além de interagir com profissionais top de linha na sua área por intermédio de workshops e palestras.

O projeto central da Scenofest 2011 é o Seis Atos – uma série de espetáculos em locais alternativos (site specific) que acontecerão no verdadeiro coração de Praga, e será criado por estudantes do mundo todo, conduzidos por artistas internacionais proeminentes. 

A Scenofest também incluirá o projeto Histórias da Rua – uma série de encenações criadas para as ruas de Praga, bem como O Presente – uma exibição de design que usará a internet para expandir a contação de histórias sem limites culturais.

Em 2011, a Scenofest, conduzida por Jessica Bowles (Reino Unido) ocupará toda a Academia de Artes Dramáticas de Praga, próxima a Charles Brigde, bem como locais alternativos (site specific) no centro de Praga. Incluirá workshops para mais de 1.500 estudantes em cenografia, iluminação, mídia digital, projeções, sonoplastia, figurinos, bonecos, técnicas teatrais e muitas outras disciplinas.

 Mais informações no site www.scenofest.org.

ATENÇÃO

As inscrições para os workshops da Scenofest estão programadas para abrir em 15 de janeiro de 2011. As vagas são poucas!!! Fique atento!!!

Mais informações no site www.scenofest.org

As inscrições para os projetos “Seis Atos” e “Performances” da Scenofest estão encerradas!

Esta é a oportunidade para que mais de 2000 alunos do mundo inteiro se encontrem e trabalhem com profissionais de vários países nos campos da iluminação, sonoplastia, mídias digitais, projeções, figurinos, teatro de animação, cenografia, artes de instalações, técnicas teatrais, desenhos, dramaturgia, direção, arquitetura cênica, teatro virtual etc. Os eventos acontecerão durante a Quadrienal de Praga, que vai de 16 a 26 de junho de 2011.

 – Seis Atos (Six Acts), uma oportunidade para criar espetáculos site-specific em prédios e outros espaços ao redor de Praga, liderados por proeminentes artistas

Data limite para inscrições: 30 de Outubro de 2010

Performances e instalações apresentadas por escolas ou grupo de estudantes nas ruas de Praga ou estória contadas por meio do som e/ou da iluminação em ambientes fechados (disk stories)

Data limite para inscrições: 30 de Outubro de 2010

 

Scenofest  2011 – Inscrição de projetos para workshops

O prazo de inscrição de projetos para ministrar workshops terminou em 30 de Junho. Agora é aguardar para saber quais as propostas brasileiras que foram aceitas.

 

O tema da Scenofest 2011 é ‘Interseção’

A Scenofest está mais uma vez se unindo à PQ, desta vez para examinar a cenografia como uma disciplina que existe dinamicamente como parte das disciplinas das artes da performance  e da arte digital.

Nesta edição, pretende-se criar um programa de workshops que realmente celebre a cenografia por meio de um trabalho interdisciplinar.

Um programa que proporcionará a cerca de 1500 estudantes, distribuídos em aproximadamente de 50 a 60 workshops de duração de um a dois dias, durante os 11 dias da PQ, a oportunidade de se reunirem a profissionais e processos exclusivamente existentes em um palco global com tem se apresentado a Scenofest.

Os workshops pretendem-se inovadores e experimentais e por este motivo foram procurados artistas cujo trabalho pode estar nas fronteiras ou fora do teatro tradicional, privilegiando artistas de diferentes áreas da criação visual, da performance e da arte digital. Considerando também a diversidade de nacionalidades e  a expertise em trabalhar com um grupo de alunos.

Os Wokshops não se limitam à Cenografia, mas contemplam a interdisciplinaridade, ampliando seu espaço para tratar das diversas e complementares áreas: Cenografia, indumentária; Iluminação; Sonoplastia; Marionetes; Mídias Digitais e Outras Linguagens para Além do Teatro.

As propostas inscritas serão analisadas  e selecionadas por uma comissão curatorial.

Os workshops terão lugar na Academia de Performing Arts – (DAMU) ,Praga, www.damu.cz.  São 12 estúdios com espaços entre 65 a 72 m2, alguns com fechamento black-out, mas também com luz natural. Há também um auditório para palestras com cerca de 50 lugares.  O teatro está disponível durante o dia para oficinas e será dada prioridade às oficinas de som e luz que necessitam de infra-estrutura técnica no espaço.  Os workshops devem ser conduzidos em língua inglesa.

Cronograma para seleção dos projetos de workshop:

– prazo para inscrição de propostas: 30 de Junho de 2010

– seleção de workshops: 30 de Julho de 2010

– publicação no site PQ: Setembro de 2010

http://scenofest.pq.cz/workshops/workshop-proposal-form/

Aby Cohen (Cenógrafa, Scenofest Team)

4 respostas para Scenofest

  1. Pingback: INSCRIÇÕES ABERTAS! | Quadrienal de Praga 2011: Espaço e Design Cênico

  2. Pingback: INSCRIÇÕES ABERTAS PQ | Quadrienal de Praga 2011: Espaço e Design Cênico

  3. Pingback: Os números de 2010 | Quadrienal de Praga 2011: Espaço e Design Cênico

  4. Pingback: INSCRIÇÕES ABERTAS! – PQ11

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s